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QUALIDADE DE VIDA

As 10 dicas para uma alimentação saudável, segundo o Ministério da Saúde

Exercício físico e boa alimentação são essenciais para manter boa imunidade corporal

  1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
  2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
  3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
  5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
  6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
  9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

SE LIGA: Exercício Físico e Boa Alimentação São Essenciais para Manter Boa Imunidade Corporal.

Sabe-se que um estilo de vida saudável favorece o funcionamento do corpo e pode até ajudar a prevenir doenças crônicas. No entanto, a médica imunologista Ana Maria Caetano Faria, consultora Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), explica que não são apenas os sistemas endócrino e nervoso, por exemplo, que têm suas funções otimizadas. Professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela destaca que alguns hábitos saudáveis podem contribuir para a atuação do sistema imunológico em casos de infecções por vírus, bactérias e outros agentes.

 A maneira de manter o sistema imune e o corpo no melhor do seu desempenho é se alimentar corretamente, beber bastante água e praticar exercícios físicos moderados, pois essas práticas estimulam o funcionamento do sistema imune e de outros sistemas do corpo - afirma a imunologista, lembrando que, por outro lado, é preciso dar uma pausa nas atividades físicas durante infecções com quadros de mal-estar e febre, uma vez que é importante deixar todas as reservas de energia do corpo para que as células do sistema imunológico funcionem no seu potencial máximo. - O exercício físico utiliza energia adicional do corpo e não ajuda nesse momento.

 Veja alguns fatores que fortalecem o sistema imune:

  • Prática de exercícios físicos (musculação) moderadas regularmente. Mas não durante as viroses e infecções em geral, quando elas devem ser suspensas;
  • Dieta balanceada e rica em alimentos fonte de antioxidantes;
  • Hidratação adequada;
  • Vacinação em dia, inclusive para gripe e sarampo;
  • Controle do estresse;
  • Sono de qualidade;
  • Intestino e microbiota saudáveis.
  • Temperatura;
  • Água;
  • Exposição controlada ao sol;

 É indispensável fazer exercícios, ter uma boa alimentação e manter o repouso adequado. Esses são grandes aliados na prevenção dessas enfermidades. Não espere ficar doente para começar a cuidar da saúde.

 Você pode não ter tempo.

 ENTÃO, BORA SE MEXER!!!





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