Nos dias de hoje, com os avanços tecnológicos, em especial, a facilidade de acesso de nossos smartphones à rede mundial de computadores – internet – vemos um crescente e ilimitado nicho de mercado em expansão. Através da internet temos acesso aos mais variados conteúdos, seja para informação, estudo, trabalho, diversão, vendas e prestação de serviços. Hahh, e não podemos esquecer das redes sociais, e com elas o surgimento de inúmeras profissões digitais, como digital influencer, youtuber e TikTokers. Estas redes movimentam milhões de pessoas, podendo transformar-se em negócios de milhões de reais.
Neste artigo, quero apresentar-lhes algumas formas de renda e profissões que estão emergindo através da utilização da internet, no chamado e-commerce. A venda de produtos através de sites foi uma das primeiras atividades de comércio desenvolvidas na internet e se perpetua até hoje, porém com muito mais inter-relações e parcerias. Você pode criar sua própria loja virtual para revender produtos próprios ou de terceiros. Também é possível realizar vendas em outras plataformas, ou seja, vender e anunciar seus produtos em um ambiente digital, onde estão reunidas diversas lojas virtuais, também chamado de marketplace. Pode-se trabalhar como afiliado, ou seja, ganhar dinheiro ao divulgar produtos ou serviços de terceiros, e em troca receber comissões das vendas realizadas. Muito similar, apresento-lhes o termo DROPSHIPPING, que nada mais é que, divulgar ou vender produtos de uma empresa parceira. Esta é uma prática de venda de produtos online, sem estoque, e a responsabilidade da pessoa é a comercialização e o atendimento. Nada mais é que uma intermediação de venda.
Você certamente já deve ter visto algum(a) blogueiro(a) divulgando produtos ou marcas e lhe oferecendo um cupom de desconto exclusivo. Esta é uma forma das empresas que firmam parceria identificarem as ações de marketing, o alcance de mercado, o investimento e retorno na divulgação de seus produtos ou serviços. Uma prática bem comum que vem sendo vista, são os brechós virtuais. Muitas pessoas utilizam-se de redes sociais e criam os chamados “DESAPEGOS”, que nada mais é que um brechó virtual, em que as pessoas colocam roupas e peças à venda, o cliente compra, paga o frete, geralmente postagem do correio, e recebe o produto na sua casa. Esta também tem sido uma prática bem comum no meio de pessoas famosas, que vendem através destas plataformas suas roupas grifadas usadas, que não deixa de ser também um brechó de luxo virtual.
Agora, se a pessoa possui algum tipo de especialização ou alguma habilidade peculiar, pode ter a opção de ofertar estes trabalhos através de sites especializados ou anúncios, como por exemplo, aulas virtuais particulares (idiomas, música, artesanato, automaquiagem, cursos, etc.) e consultoria pessoal e empresarial (serviços advocatícios, contábil, financeiro, tributário, administrativo, etc).
Como os negócios neste meio virtual estão bem crescentes, há também quem preste serviços de gerenciamento de mídias e redes sociais, como gerenciar postagens, realizar engajamento de público-alvo e criar e orientar conteúdo. Diversos sites, blogs e empresas buscam constantemente por conteúdos novos, originais e criativos, surgindo então a profissão de FREELANCERS, que além destas atividades, realizam o gerenciamento de e-mails, atendimento à clientes e marketing digital, podendo também cadastrar-se em plataformas de freelancers como Upwork, Fiverr e Freelancers. Estes sites, por exemplo, reúnem pessoas que precisam de serviços qualificados. Ainda neste meio, há muitas pessoas obtendo renda através da venda de fotografias, estas são vendidas para bancos de imagens em todo o mundo, e pessoas sendo remuneradas por responder pesquisas.
Agora, se você é uma pessoa criativa, com bom conteúdo, com boas relações pessoais e virtuais, você pode criar um blog de conteúdo, um Canal no Youtube ou um perfil no Tiktok. Através destas plataformas é possível faturar uma boa renda extra, através de divulgação, anúncios, parcerias e patrocínios. O start ocorre no compartilhamento de posts ou vídeos em redes sociais de amigos e conhecidos, e interagindo com outros blogueiros pode-se aumentar o número de acessos e visualizações, consequentemente aumentar o fluxo de pessoas e os negócios em suas redes sociais. Mas uma coisa é certa, a internet hoje é um mercado de negócios, como qualquer outra empresa. Se aleatoriamente você sair postando qualquer coisa de qualquer forma, você não vai sair de lugar algum. Você precisa traçar objetivos, estudar o seu público-alvo, e focar no conteúdo que você deseja produzir, caminho pelo qual qualquer empresa deve seguir, seja ela real ou virtual. Uma boa produção de conteúdo pode ser um blog ou canal de viagens, além de passeios, pode-se firmar parcerias de divulgação, consultoria ou até mesmo comissão sobre pacotes de turismo e viagens indicados.
Existem inúmeras e ilimitadas formas de renda através da internet, posso ainda citar: locação de objetos (como brinquedos, máquinas, objetos, roupas ferramentas, jogos, etc.), abrir uma franquia online (comercialização de seguros, viagens, marketing digital, consultoria, etc.), tráfego digital (fazer anúncios, conquistar novos clientes, vender produtos ou serviços para empresas), desenvolver um aplicativo caso você tenha conhecimento em programação e possa desenvolver um aplicativo para resolver ou facilitar a vida das pessoas, criar infoprodutos, fazer tradução de textos, produzir legendas para vídeos, escrever e vender um e-book (livro virtual), e muito mais.
Agora, se você se interessou até aqui, você pode pensar: tem como ganhar dinheiro rápido??? O que quero lhes dizer, o mercado virtual desenvolvido na internet, segue os mesmos passos de uma empresa real. Deve-se ter estudo, planejamento, objetivos e metas. Existem forma de ganhar dinheiro mais rápido que outras formas, porém a velocidade na busca deve estar adequada com os objetivos e necessidades de cada pessoa. Há muitas pessoas que iniciam sua trajetória no meio virtual como renda extra, e com o tempo fazem disso a sua verdadeira profissão.
Uma das importantes vantagens de se iniciar um negócio virtual é o baixo investimento inicial, a flexibilidade de horários e poder trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar no mundo, desde que tenha acesso a internet, claro. O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. A chave para o sucesso na busca por uma renda extra é identificar suas habilidades, interesses e oportunidades, e dedicar tempo e esforço para desenvolvê-los.
Ainda, mais uma vez, antes de aventurarem-se por “mares nunca d’ante navegados”, quero alertá-los: cuidado com golpes, com falsas promessas de renda fácil, de pirâmides financeiras de indicações, de compra de cotas. Este será um dos próximos assuntos: golpes financeiros.
Assim, seguimos juntos nesta jornada, praticando e difundindo à todos uma educação financeira simples e de resultado.
Até breve!
Juscelino Gaio
Deixe seu comentário