SEGURANÇA

Rede de Vizinhos chegou a Apiúna

Com isso, os criminosos passam a ter mais dificuldades

REDE DE VIZINHOS
Foto: GPMApiúna
Identificação

Duas ruas de Apiúna foram beneficiadas com o projeto Rede de Vizinhos: Rua Manaus no Centro e Beco do Vicente na localidade de Subida. 

Segundo o comandante do Grupamento de Polícia Militar de Apiúna, Sargento Goles, cada casa cadastrada na rede recebe uma placa de identificação. "Caso alguma pessoa tenha interesse de participar deverá me procurar ou o Cabo Til, no destacamento da Polícia Militar de Apiúna anexo à Delegacia da Polícia Civil".

O QUE É A REDE DE VIZINHOS

Uma estratégia de policiamento em que uma rede é organizada entre a comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de Polícia Comunitária. Reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intuito de fomentar parceiras e fortalecer relações interpessoais e a cidadania ativa no bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural bem como de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

COMO FUNCIONA

Os cidadãos que vivem ou trabalham em uma mesma vizinhança (Rua, Vila ou Bairro) se reúnem sob a orientação da Polícia Militar e, após receber informações básicas sobre prevenção, organizam uma REDE da vizinhança.

É realizado o cadastro dos integrantes da REDE e o grupo passa a utilizar um aplicativo de mensagens para troca de informações e organizações das ações desenvolvidas a fim de tornar a área mais segura.

PORQUE FUNCIONA

Com a REDE DE VIZINHOS resgatamos velhas práticas que garantiam uma dinâmica saudável e que as pessoas passavam a se conhecer melhor. Com isso, os criminosos passam a ter dificuldades e medo de atuar nessas comunidades, pois percebem que as pessoas estão atentas. Cada pessoa passa a cuidar da residência e comércio vizinhos, criando uma rede de segurança e ampliando a segurança do local.


Imagens




EDIÇÕES IMPRESSAS



COLUNISTAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 100 78 fundos sala 02, Loteamento Dona Helena Morro
Apiúna - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro