DIREITO E DEVERES

Somos controlados?

Por DAMARIS BADALOTTI, Advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, em Ciências Penais e membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família

Saúde mental e rede social são faces de uma mesma moeda e sim, podem gerar processos judiciais.

Não assisto e nem gosto do BBB. Porém, em algumas (muitas) páginas que sigo vi diversas alusões à competidora Karol Conká e ao ator Lucas Penteado. Este último, vítima de tortura psicológica saiu da tal casa mais vigiada do país, pois não aguentou a pressão da menina. Diversos Globais e pessoas famosas e outras comuns saíram em defesa do pobre ator e inclusive estão patrocinando uma vakinha para auxiliá-lo a ganhar o dito cujo milhão.

Bem, em diversas de minhas falas eu menciono o efeito manada... e ele ocorre todo santo dia nas redes sociais.

"Dois tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de softwares."

A frase aparece em um dos momentos mais comentados do filme "O Dilema das Redes", que foi lançado em fevereiro de 2020 no festival de Sundance, nos Estados Unidos, mas só virou assunto no resto do mundo após entrar para o catálogo da Netflix, sete meses depois.

Google, Facebook, Twitter, Apple, Youtube, Pinterest são ferramentas de tecnologia que hoje manipulam vendas.

Bem, documentário traz diversas informações e depoimentos de ex-executivos das maiores empresas do Vale do Silício e acadêmicos, o roteiro descreve o vício e os impactos negativos das redes sociais sobre pessoas e comunidades como resultados de estratégias criadas para manipular emoções e comportamentos e manter usuários conectados.

Fake news, ataques cibernéticos, meros comerciais e sim, muitos jornais e emissoras de TV utilizam as redes sociais para 'vender' a notícia na modalidade que querem. Muitas vezes, o usuário nem lê e compartilha. A notícia corre o mundo em minutos.

Morando no Brasil, as redes manipulam para dados e momentos criados para essa região. Experimente digitar na pesquisa do Google algo que você deseja comprar. Em menos de um minuto, em todas as suas redes sociais, aparecerão os patrocinados daquele produto a oferecer miraculosamente o que você deseja.

Voltando ao BBB, programa que considero altamente questionável e desnecessário precisava ganhar mídia. E ganhou. Dois desconhecidos ou pouco conhecidos ganharam a simpatia e o ódio do povo brasileiro. Eles continuam ganhando dinheiro. Bem, segundo a assessoria de imprensa do ator Lucas ele vai processar Karol Conká por tortura psicológica.






EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro