GERAL

OUTUBRO ROSA

Apiúna apoia esta causa. Vista você também esta camisa!

A administração municipal de Apiúna iniciou o mês de outubro com a campanha de conscientização do Outubro Rosa, que tem por objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A Prefeitura de Apiúna apoia esta causa. Vista você também esta camisa!

O Movimento

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Apiúna não poderia ficar de fora de tão marcante e importante evento que tem por objetivo principal e primordial a conscientização do diagnóstico precoce, unindo-se a entidades do mundo todo nesta conscientização.

Por isso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Apiúna pede com carinho a colaboração das lojas, comércio e sociedade em geral na decoração de seu ambiente de trabalho, em sua casa, seu carro, usando o laço rosa durante o mês de outubro e comprando camisetas da campanha, que estão a venda na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Apiúna, na Loja Moriza.

Durante o mês de Outubro serão distribuídos panfletos informativos sobre Câncer de Mama e Colo do Útero, laços rosa e também vendas no Bazar, no valor de R$2,00 a peça.

Cronograma:

Dia 05: Sábado, coleta do preventivo na RFCCA, das 08 às 11 h (com agendamento); Missa na Igreja Matriz Sant'Ana, às 19h30.

Dia 07: Segunda-feira, Roda de Conversa com o tema: "Prevenção da Mulher", com a palestrante Raquel Maximiano Bazzani, às 19 horas, no Múltiplo Uso.

Dia 11: Sexta-feira, coleta do preventivo na RFCCA, das 08 às 11h e das 13h30 às 17h com apoio da Unidade de Saúde de Apiúna, agendamento com Raquel.

Dia 19: Sábado, coleta do preventivo na RFCCA, das 08 às 11h (com agendamento).

Dia 25: Sexta-feira, coleta do preventivo na RFCCA, das 08 às 11 h e das 13h30 às 17h com apoio da Unidade de Saúde de Apiúna, agendamento com Raquel.

Dia 27: Domingo, Caminhada "Cor de Rosa" pela cidade, com saída às 09h da Sede da RFCCA.

Sesc realiza exames gratuitos

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e o de colo de útero o terceiro, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos dois casos, a detecção precoce é o maior aliado para a cura da doença.

Com atuação marcante na prevenção pela promoção da saúde, o Sesc mantém a maior rede de unidades móveis para realização gratuita de exames. Os exames Papanicolau são realizados em mulheres entre 25 e 64 anos e as mamografias, em mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedidos médicos. As faixas etárias seguem as diretrizes nacionais e internacionais de rastreamento, propostas pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Inca, orientações que também estão alinhadas pela Organização Mundial de Saúde.

Não apenas durante o Outubro Rosa, mas ao longo de todo o ano, circulam por 22 estados de Norte a Sul do país, 25 unidades do Sesc Saúde Mulher. Juntos, possuem capacidade para realizar, anualmente, 176 mil mamografias para rastreamento de câncer de mama, 176 mil exames para rastreamento de câncer de colo de útero (Papanicolau, também conhecido como "preventivo") e 275 mil atendimentos com orientações educativas sobre temas de saúde sexual e saúde reprodutiva.

Os atendimentos são realizados em caminhões devidamente equipados, divididos em salas com mamógrafo e mesa ginecológica. Além dos exames gratuitos, o Sesc também oferece programação com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre diversos temas na área da saúde, realizados em tenda montada anexa à unidade móvel.

Saiba mais sobre o Saúde Mulher e os benefícios gerados: bit.ly/2mY7J71





EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro