EDUCAÇÃO

Um novo olhar sobre o universo da arte

Escola Básica Municipal Victória Cerutti Petters realiza trabalho de 'Releitura de Obras' de arte

Assessoria Escola M. Victória C. Petters

O trabalho com "Releitura de Obras" faz com que o aluno entre em contato com o universo da arte de forma participativa após apreciar e estudar a história da obra e do artista que a criou. Esse trabalho faz com que se desenvolvam habilidades de interpretação, imaginação e a possibilidade de utilizar a sua criatividade nas suas produções artísticas ampliando a sua visão e conhecimento do mundo. O importante ao se trabalhar com releitura de obras de arte é criar algo novo, com um novo olhar sobre a mesma. Deve estimular o aluno a observar e criar uma nova obra, baseada na anterior, com um novo olhar, por isso é que a obra se transforma.  

A professora Denise Formagi na disciplina de Artes usou a técnica da releitura e ampliação para estudar obras da artista Tarsila do Amaral com os 7º anos. A atividade teve por objetivo conhecer e apreciar os elementos que constituem as obras bem como desenvolver o hábito de observação e apreciação e consequente desenvolvimento da imaginação e da criatividade na releitura da obra estudada.

As obras escolhidas foram de Tarsila do Amaral, uma das personagens marcantes da história da arte do Brasil. Nasceu em 1886 e, morreu em 1973, em São Paulo. Artista de primeira linha foi uma mulher que participou dos movimentos no país em prol de uma arte reveladoramente brasileira. Foram elas: O Pescador, da qual foi feito uma reprodução com o 7 ano 3; Abaporu, ampliada, trabalhando mosaico e releitura com o 7 ano 1; Operários, releitura usando os alunos da escola como parte da obra.

MAIS IMAGENS






EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro