EDUCAÇÃO

Projeto 'A Educação a Favor da Saúde' ganha prêmio nacional

17 Novembro 2017 07:54:00

Alunos da Escola Municipal Victória Cerutti Petters, de Apiúna, vencem o desafio nacional 'Criativos da Escola'

Criativos 2017
Foto: Willian Klaumann
Criativos com seus mestres e autoridades

Entre 1.492 projetos inscritos, por alunos de 23 estados brasileiros, mais de 400 municípios, "A Educação a Favor da Saúde" dos apiunenses Braiam Lino da Silva Corrêa, Brenda Larissa Formagi, Brenda Rech Custódio, Felipe Pereira Marçal, João Paulo Bernardi, João Vitor Bernardi Petri, Jony Alexandre Stédile Filho, Joseane Voss, Larissa Montibeller e Natan Vinícius Stédile de Souza, orientados pelas professoras Patrícia Bugmann Vitória e Lilian Cristina Pereira, das séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal Victória Cerutti Petters, foi o vencedor. Além dos vencedores participaram do desafio mais oito projetos de escolas apiunenses: quatro projetos da Escola Básica Estadual São João Bosco; Escola Básica Wadislau Schimdt; Escola Básica Albertina Kreusch Caprale; Escola Básica Subida; APAE de Apiúna.

Segundo a aluna do 9º ano do ensino fundamental, Brenda Formagi, o projeto surgiu devido a triste realidade encontrada em Apiúna quanto as faltas para exames e consultas agendadas no sistema de saúde, que causam grandes perdas econômicas para o município, que nos causou grande preocupação. O projeto aponta caminhos para através de ações e mobilizações de conscientização modificar a realidade local. Para Brenda foi muito gratificante participar dessas ações.

"Analisando os diversos problemas que envolvem a área da saúde, observamos o índice de faltas da população à consultas e exames agendados pela mesma, que gerava um grande índice de desperdício, e então buscamos intervir nessa realidade afim de conscientizar a população, quanto a sua responsabilidade do comparecimento as consultas e exames, reduzindo assim o desperdício do dinheiro", conta a aluna.

Os alunos realizaram levantamento de dados numéricos referentes as consultas e exames agendados e não realizados, confeccionaram fôlderes informativos, visitaram comunidades e foram a Câmara de Vereadores apresentar e solicitar o apoio ao projeto.

A aluna Joseane Voss, em meio a alegria da premiação, só pensava de como seria a viagem ao Rio de Janeiro para receber o prêmio. Para ela a ficha ainda não havia caído.

Joseane explicou que foram utilizados recursos tecnológicos, como rádios, redes sociais, câmara de vereadores para passarem a importância do comparecimento as consultas e exames agendados e o resultado foi quase imediato.

O prefeito José Gerson Gonçalves, nos contou que em apenas um mês, o "não-comparecimento" as consultas e exames caiu mais de 80%. "O trabalho dos alunos, de muito empenho, traduziu-se em economia dos recursos públicos e o mais importante, melhoria no atendimento à população".

 "É gratificante ver os alunos apresentarem interesse pela realidade que os rodeia, vê-los felizes com os resultados do projeto e agora com essa premiação...", enfatizou a professora Lilian Cristina Pereira, uma das professoras orientadoras.

A diretora da escola, Marcela Voigt, salientou a importância do projeto para a comunidade e o envolvimento dos alunos nas ações. "Na prática o projeto mostrou eficácia, pois nas ações seguintes da Secretaria de Saúde não ocorreram faltas reduzindo assim drasticamente o desperdício do dinheiro público".

A secretária municipal de Educação, Fabíola Gonçalves Cunhaque, não escondeu a emoção de ver os alunos do município participarem com nove projetos nesse desafio e ainda um deles ser o campeão nacional. "É gratificante para mim, para todos nós apiunenses, vermos o empenho desses alunos e o destaque conquistado entre mais de 1,4 mil projetos".

Criativos da Escola

É um movimento global, desenvolvido pelo Instituto Alana, que tem objetivo oferecer as crianças e adolescentes a oportunidade de transformar a realidade que os rodeia. O projeto encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

O Desafio é parte integrante do PVE - Parceria Votorantim pela Educação, uma iniciativa espontânea do Consórcio Empresarial Salto Pilão de contribuir com a Educação através de projetos socioambientais. Está em desenvolvimento desde o início do ano nos municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras. Com previsão de execução até 2020, e oferece, gratuitamente, treinamento e consultoria para melhorar a gestão educacional do ensino ofertado pela rede municipal, contribuindo para a melhoria da educação pública, através da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, envolvendo a mobilização de profissionais da educação e das comunidades.

Premiação

Os alunos e educadores das equipes vencedoras ganharão um prêmio em dinheiro para investir no aprimoramento do projeto e uma viagem ao Rio de Janeiro na primeira semana de dezembro para participar de oficinas, vivências e atividades culturais.

Devido a equipe de alunos ser superior a três, a Prefeitura de Apiúna bancará os custos de viagem e hospedagem dos demais alunos.

Instituto Alana

 Trabalha para encontrar caminhos transformadores para as novas gerações, buscando um mundo sustentável e de excelentes relações humanas. Para tanto, estruturou-se em três frentes: Alana; Inovação e Impacto; e Alana Foundation.

 O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, a organização conta hoje com programas próprios e com parceiros - todos podem ser conhecidos no site do Instituto - e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

http://alana.org.br/


Imagens



EDIÇÕES IMPRESSAS


COLUNISTAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 100 78 fundos sala 02, Loteamento Dona Helena Morro
Apiúna - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro