EDUCAÇÃO

Observar para admirar e valorizar

Alunos da Escola São João Bosco realizam trabalho de observação

Olhar, às vezes é complicado, porque não observamos as coisas. Simplesmente vemos. Devemos de vez em quando, parar, olhar e observar. Observar a vida e as coisas ao nosso redor. Só assim perceberemos como é sublime a vida, como são especiais as pessoas e como são maravilhosas as coisas e a natureza. Observar com os olhos atentos, filtrando aquilo que toca nosso coração, por que: "Observar é admirar; Quem observa busca ampliar a vida; Sua vida duplica a minha, intensifica a minha, prolonga a minha". (Fabrício Carpinejar).

 Na disciplina PENOA (Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem) com a Professora Ana Paula Custódio e de Língua Portuguesa e Literatura com a professora Eliete C. Ivanoff do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Básica São João Bosco, os alunos foram levados a um pequeno passeio de observação. O que mais lhes chamou a atenção foi à praça em frente à Igreja Matriz e a própria Igreja.

 A proposta foi de escolher um local que tocasse o coração, pois, depois deveriam desenhar o que lhes causou admiração e explicar textualmente o desenho.

 Um dos destaques do projeto foi o aluno Mateus Henrique Barbosa que assim definiu o seu desenho: "Desenhei a Igreja por admirá-la e achá-la impecavelmente perfeita, admiro quem a construiu com tantos detalhes belíssimos".

 "Usei uma técnica de perspectiva com três pontos de fuga. O ponto de fuga serve para indicar profundidade e proximidade, utilizei os pontos com uma visão mais próxima do chão, para dar a impressão de alguém estar olhando para a Igreja e não um pássaro ou algo do tipo". Explicou Mateus sobre a técnica que usou para produzir o desenho.

 Através deste trabalho, pudemos também observar e admirar o desempenho artístico dos alunos e partilhar o encantamento que nos cau-sou o desenho do Mateus, além de mostrar o olhar inovador de nossos jovens.

Texto E. E. B. São João Bosco





EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro