EDUCAÇÃO

Mar dos Sonhos

06 Outubro 2018 17:00:00

Porque é preciso conectar a escola à juventude

Os alunos do Ensino Médio Integral em Tempo Integral da Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz, de Rodeio, têm dentro do Núcleo Articulador o componente Projeto de Vida.  

Porque trabalhar com Projetos de vida?

Porque é preciso conectar a escola à juventude. Os altos índices de evasão e abaixo índices de aprendizagem no Ensino Médio no Brasil provocam uma reflexão sobre a conexão entre a escola e o mundo juvenil. A falta de sentido dessa etapa da escolaridade é o principal motivo apontado pelos jovens para a desistência dos estudos. Essa "crise de sentido", em boa parte, provém da falta de articulação entre as identidades e as aspirações juvenis e a escola, que muitas vezes não é percebida como uma parceria efetiva para os estudantes enfrentarem os desafios de suas existências e de seu tempo. O trabalho com projetos de vida se integra a proposta como possibilidade para formar e potencializar a ação dos jovens protagonistas, para que estes se sintam corresponsáveis pela sua educação e empoderados na construção dos rumos das suas vidas.

O Projeto de Vida cita os jovens no centro do processo educativo, reconhecendo-os em suas identidades, singularidades e potencialidades, como sujeitos sociais e de direitos, capazes de serem gestores de sua própria aprendizagem e de seus projetos futuros.

Em uma das aulas de PV (Projeto de Vida) os alunos fizeram a atividade: "Nossos Sonhos". A atividade proporciona que os jovens se permitam verbalizar os sonhos que possuem para o futuro, conhecer os sonhos de seus colegas e tomar consciência do processo de planejamento de um projeto de vida. Foi desenvolvido uma atividade com todos fazendo um mar de sonhos dos próprios alunos.

Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz




EDIÇÕES IMPRESSAS



COLUNISTAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 100 78 fundos sala 02, Loteamento Dona Helena Morro
Apiúna - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro