EDUCAÇÃO

2.100 alunos voltam às aulas em Apiúna

'Nossas unidades estão preparadas e todos nossos profissionais estão capacitados'

Um dia muito especial para a educação apiunense. Na quinta-feira, 18, 70% dos estudantes da rede municipal retornaram às aulas presenciais. Este é um dos grandes desafios após um longo período de pandemia, que infelizmente ainda faz parte de nossas rotinas.

As sete escolas e os três Centros de Educação Infantil contam com 1600 estudantes matriculados em 2021 e todas as unidades de ensino estão seguindo rigorosamente as determinações do Plano de Contingência Municipal de Prevenção, Monitoramento e Controle da disseminação do COVID-19.

"Nossas unidades estão preparadas e todos nossos profissionais estão capacitados para garantir uma volta segura dos alunos às salas de aula. Com a colaboração dos pais e responsáveis conseguiremos alcançar o desenvolvimento e a aprendizagem de nossos estudantes com mais tranquilidade." Enfatizou a secretária municipal de Educação, Neusa Ana Slomski Angioletti.

Na única escola estadual existente no município São João Bosco - 500 alunos voltam às aulas, segundo a diretora Sueli Sasse. Dois grupos de 200 alunos cada em sistema de alternância e 100 alunos de forma remota.

 "Tudo está dentro da tranquilidade prevista e seguindo rigorosamente os protocolos. Nesse ano temos a realização de uma grande conquista: a distribuição gratuita de material escolar, fornecido pelo Governo do Estado". Explicou Sueli.

Segundo a Secretária de Educação, os cuidados na prevenção iniciam desde o deslocamento do aluno até a escola. Para evitar aglomerações, os alunos que possuem condições, utilizarão de meios próprios de condução, evitando o transporte coletivo. Mesmo os que utilizarem ônibus, deverão seguir regras como distanciamento, utilização de álcool gel e uso de máscara. Antes de entrar no ônibus será aferida a temperatura do estudante que não pode atingir os 37,8°, caso contrário terá que retornar para casa e avisar a escola. Além disso, os veículos possuirão ventilação adequada e serão higienizados com frequência.

Durante a entrada dos alunos nas unidades educacionais do município, será aferida a temperatura e disponibilizado totens com álcool gel. As salas de aula foram medidas e projetadas para atender uma demanda que garanta o distanciamento de 1,5m entre as carteiras dos estudantes, objetivando a ocupação de 50% da capacidade máxima. O distanciamento é imposto como regra e cada aluno terá sua própria carteira. Os horários dos intervalos serão intercalados para evitar aglomerações.

Estas são algumas das regras que farão parte desta nova rotina dos alunos. Os pais também deverão tomar cuidados essenciais que estão descritos na cartilha informativa que todos receberam.

AÇÃO PREVENTIVA

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação realizou nos dias 15, 16 e 17 ação preventiva para assegurar o retorno das aulas no ambiente escolar para os alunos, pais e professores. A equipe da Vigilância Epidemiológica aplicou 3 tipos de teste de acordo com a necessidade, sendo realizados 137 no total.

Os tipos de teste foram os seguintes:

- Biologia Molecular (encaminhado para Blumenau): o resultado pode levar até 48 horas. Essa modalidade é método RT-qPCR em tempo real e a coleta precisa cumprir o tempo de sintomas de 03-07 dias para obter um resultado confirmatório.

- Imunológico: resultado REA-GENTE para IgM (quando a infecção está detectada no MOMENTO) IgG (quando a infecção já passou pelo período de contaminação e o organismo criou o registro do qual chamamos de anticorpos). Essa coleta precisa ser realizada após o 08º dia, preferencialmente no 10º dia.

- Pesquisa de antígeno para SARS-CoV-2 pelo método de imunocromatografia para detecção de antígeno, do qual este tipo pode identificar em tempo real o momento da infecção.






EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro