Robson.png
Sua Vez

Auxílio Acidente - O que é isso?

06 Maio 2018 13:31:00

O trabalhador pode ingressar com uma ação judicial para obter seus direitos

Dr Robson Pasquali

Muitas pessoas não sabem, mas podem ter direito a receber do INSS um benefício, cuja sua natureza é indenizatória, em decorrência de acidente. 

Esse benefício chama-se AUXÍLIO ACIDENTE, e normalmente é concedido após o fim do benefício de auxílio doença, ou seja, quando a pessoa volta a ter sua capacidade para o trabalho restabelecida e o benefício de auxílio doença cessado.

Na prática acontece assim:

A pessoa sofre algum tipo de acidente (pode ser dentro ou fora do trabalho), e passa e receber o auxílio doença. Passado o tempo de recuperação ela volta a trabalhar, porém, com alguma sequela que reduz sua capacidade para executar normalmente o trabalho que fazia, e é nesse momento que ela passa a ter direito ao AUXÍLIO ACIDENTE.

O INSS deve conceder esse benefício de forma automática se ver que o trabalhador faz jus, porém, caso seja negado ou sequer avisado sobre esse benefício, o trabalhador pode ingressar com uma ação judicial para obter seus direitos, inclusive cobrando os valores em atraso.

Lembrando ainda que qualquer cidadão que esteja contribuindo para o INSS, ou que contribuía na época do acidente, pode ter direito ao benefício de AUXÍLIO ACIDENTE, além do que, pode-se continuar a trabalhar normalmente e receber o benefício.

E mais uma coisa importante:

Não importa quando foi a data do acidente ocorrido, se o trabalhador comprovar o acidente, a sequela e as contribuições para o INSS na época, ela pode requerer hoje ainda o AUXÍLIO ACIDENTE.





COLUNISTAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 100 78 fundos sala 02, Loteamento Dona Helena Morro
Apiúna - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro