Alan.png
QUALIDADE DE VIDA

Saiba como escolher uma boa academia para treinar

Fique ligado aos preceitos básicos para uma boa escolha

Agora que você se comprometeu a adotar um programa de treinamentos, o próximo passo é escolher uma boa academia. Sua academia deve ser um lugar onde você se sinta confortável para frequentar diariamente. Caso contrário, você pode estar mais propenso a desistir conforme as dificuldades forem aparecendo. 

Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher uma boa academia:

- Escolha uma academia de qualidade nem sempre o que te indicam é o melhor lugar;

- Não vá pelo preço, vá pela qualidade do atendimento e do material, isso fará a diferença.

- Veja o tipo de profissional que tem lá, o bom profissional faz a diferença, fique ligado, aluno largado na academia tende a ser um futuro lesionado.

- Segurança é fator primordial, uma academia sem equipamentos de segurança como hacks firmes, bancos firmes, cinturões e cabeamento novo não poderia nem ao menos existir. Outro fator que é comum em academias de bairro são os pisos que não tem a devida selagem ou não são antiderrapantes. É muito fácil tropeçar, cair ou escorregar em pisos impróprios.

- Exija respeito com seu objetivo, se eu objetivo for ganho de massa muscular, exija um planejamento de acordo com ele e, claro, se já tiver um (já for atleta ou praticante) exija que ele seja respeitado. O mesmo com qualquer outro objetivo (força bruta, definição muscular, periodizações).

- Não escolha academia pelo tipo de pessoa que tem lá dentro, se você é magro, gordo, atleta ou o que for não escolha a academia procurando pessoas como você. Quem treina lá, busca um objetivo em comum ou não ao seu.

Fique ligado aos preceitos básicos para uma boa escolha de academia para o seu dia-a-dia. Nem tudo o que você paga vale por aquilo que você consome ou usufrui, valorize seu dinheiro, priorize suas escolhas e terá bons resultados. Uma boa academia rende um bom resultado ao final de uma temporada de exercícios intensos, com dedicação do usuário. São muitos os fatores que influenciam na qualidade, desde a estrutura e fluxo de clientes, até a qualidade dos aparelhos. Uma academia deve ter aparelhos eficazes, em bom estado de conservação, e número suficiente de pesos para os treinos dos seus clientes. Não contribui ao seu rendimento aparelhos velhos, com funcionamento comprometido, resultando em treinamentos demorados e burocráticos. A manutenção seja a diária, a mensal ou a semestral garante que os aparelhos sejam mais bem conservados, que se mantenham seguros e que durem por mais tempo.

Antigamente, o esforço começava antes mesmo do exercício, durante o ajuste dos aparelhos. Depois, tinha a questão da segurança. Nem todos os exercícios eram feitos com o cuidado necessário, porque as máquinas não eram tão evoluídas, daí o porquê de tantas lesões musculares e articulares, causadas por aparelhos velhos e com manutenção precária. Nesse sentido, a tecnologia é muito válida. Esporte tem de ser fonte de prazer, não de sofrimento.

A importância de renovar os aparelhos começa logo na segurança: equipamentos muito velhos e deteriorados são prejudiciais para a saúde dos usuários, já que eles se tornam mais inseguros. Se um equipamento está com uma peça funcionando incorretamente, por exemplo, isso pode fazer com que os pesos utilizados para a musculação levem a um acidente e principalmente a lesões osteomusculares.

Aparelhos novos também normalmente são aparelhos mais modernos e mais ergonômicos. Com isso, quem frequenta a academia vai acabar sentindo a diferença ao poder utilizar equipamentos renovados em vez daqueles que faziam mais sentido há alguns anos.

Além disso, a limpeza diária dos aparelhos deve ser realizada, pois a academia, principalmente no verão, é um local onde as pessoas suam muito, mesmo quando utilizam a toalha de rosto. Passar um pano com álcool ou um desinfetante diariamente ou logo após o uso do mesmo evita o mau cheiro, manchas de suor que a falta de limpeza pode causar e bactérias e fungos que podem ser transmitidos para outros alunos que irão usar o aparelho logo após você.

Os instrutores são fundamentais para o seu dia-a-dia, pois são eles que estarão com a responsabilidade de tutorear o seu trabalho. Escolha uma academia com profissionais de qualidade, que irão lhe atender quando precisar e que estão atentos em seus alunos, dando assistência quando necessário.

O treinamento na musculação deve ser acompanhado por um professor, formado em educação física, especialista na área de musculação, que irá planejar a rotina de treinamento do aluno e acompanhá-lo no dia-a-dia, dentro da academia. Este profissional é de fundamental importância no processo de evolução do praticante, pois ele tem uma maneira diferente, dos alunos, de ver esta atividade. O professor deve orientar o aluno quanto ao conteúdo do programa de treinamento, a forma correta de execução dos exercícios, o correto posicionamento nos aparelhos, deve dar orientação quanto às dúvidas dos alunos e ajudar os alunos, com menos experiência ou até os avançados, que utilizam o professor como uma ferramenta para uma correta execução dos exercícios e por motivo de segurança, e para uma melhor performance.

BOA ESCOLHA E BONS TREINOS!





EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro