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QUALIDADE DE VIDA

Musculação na Redução do Stress e da Ansiedade

28 Maio 2018 09:19:00

Há inúmeras evidências que apontam que a musculação e outras atividades físicas, ajudam fortemente na redução do stress e da ansiedade

Alan Giovani Ceruti

A musculação, bem como todas as demais atividades físicas, tem uma função muito maior do que apenas estética. Elas têm um papel fundamental na redução do stress e da ansiedade. 

Há milhares de estudos e profissionais conceituados que falam dos benefícios psicológicos da prática de exercícios físicos, como a musculação.

Há inúmeras evidências que apontam que a musculação e outras atividades físicas, ajudam fortemente na redução do stress e da ansiedade.

Mas é preciso entender que mecanismos levam a isso. Afinal, stress e ansiedade são dois grandes males da vida moderna e que podem comprometer seriamente a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Por isso, é importante entender os mecanismos psicológicos e fisiológicos que desencadeiam o stress e a ansiedade.

Como fazer musculação para reduzir a ansiedade e o stress?

Não há, cientificamente falando, uma maneira específica de treinar, que vá reduzir os efeitos da ansiedade e do stress. Porém, há formas de aumentar o efeito relaxante do exercício físico, que diretamente vai impactar na redução dos níveis de stress e ansiedade.

1- Frequência de pelo menos 4 vezes na semana

É fundamental manter uma frequência de pelo menos 4 vezes na semana, para que os efeitos do exercício sejam duradouros. Se você treina, por exemplo, 2 vezes por semana, passa 5 dias sem receber um estímulo positivo.

Lógico que 2 ou 3 vezes é melhor do que nada. Porém, se conseguirmos aumentar a quantidade de treinos, teremos uma melhora considerável na redução dos sintomas de stress e ansiedade.

2- Foco no treino

Se você sofre com ansiedade ou elevado stress, o treino é o momento para "desligar". Não leve celular, de preferência treine em um local sem TVs ou então, ouça uma música que você realmente gosta.

Em alguns casos, ouvir podcasts de assuntos prazerosos para você, também pode ajudar a reduzir os níveis de stress e ansiedade.

O mais importante é estar focado (a) no treino. Isso já é uma mistura das terapias de redução dos níveis de ansiedade, aliada ao treino.

3- Use intervalos de descanso mais curtos

Estímulos que utilizem intervalos de descanso mais curtos são mais fáceis para que você possa focar realmente em seu treino. Com intervalos mais curtos, temos menos tempo para deixar que outros assuntos venham a mente.

Além disso, os intervalos mais curtos ajudam a melhorar a circulação como um todo, um fator fundamental para reduzir os níveis de stress.

4- Prefira treinos mais generalistas

Se o objetivo é reduzir os níveis de stress e ansiedade, seu treino precisa ser mais generalista. Os movimentos multiarticulares farão mais massa muscular ser trabalhada e irão melhorar consideravelmente a secreção de hormônios que relaxam o corpo.

Não que movimentos isolados devam ser excluídos de seu treino. Eles apenas não devem ser o foco principal.

5- Junto com o treino busque outras formas de reduzir o stress e a ansiedade

Não é porque você está treinando, que seu stress ou ansiedade magicamente irão reduzir. Estes dois males tem uma relação direta com a forma como você pensa e encara os problemas. Por isso, em paralelo com o treino, procure aconselhamento, encontre técnicas para reduzir a ansiedade e melhore seu controle emocional.

6- Seja persistente

Não espere resultados em um ou dois treinos. As mudanças que a musculação traz para seu corpo são oriundas de processos contínuos. Não desanime ou deixe o treino de lado após uma ou duas semanas. Seja persistente!

Estas são as melhores e mais saudáveis formas de buscar reduzir a ansiedade, usando a musculação como ferramenta.

Além disso, você deve buscar ajuda e melhorar sua dieta. Sim, a dieta! Pessoas que comem muito açúcar e alimentos processados tendem a ser mais ansiosas e estressadas, devido ao alto impacto que estes alimentos produzem no sistema nervoso central.

Reduzir stress ou ansiedade é algo que envolve vários fatores e um trabalho multidisciplinar. Porém, os resultados disso são mais saúde e qualidade de vida, para viver com mais felicidade.

Sempre treine com a orientação de um bom profissional!

Bons treinos!

Referência: https://treinomestre.com.br




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