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QUALIDADE DE VIDA

Musculação após os 40 e terceira idade

Muitos idosos já aderiram e mostram como viver com mais qualidade de vida!

Benefícios do exercício físico acima dos 40 anos. Se você tem mais de 40 anos e acha que continuar sedentário é o melhor que tem a fazer, esqueça. Mudar seu estilo de vida, antes tarde do que nunca, pode fazer toda a diferença. A musculação é aconselhável para todas as idades, entretanto, depois dos 40, homens e mulheres têm mais perda de massa óssea. Nos homens, acontece mais a redução dos níveis hormonais, neste caso a testosterona e, nas mulheres, a menopausa, além da piora na condição cardiorrespiratória. Outras doenças comuns de acometer as pessoas acima dos 40 são as doenças crônico-degenerativas, como hipertensão, diabetes, mau colesterol (LDL) elevado e até mesmo osteoporose. E exercitar-se ajuda a recuperar a vitalidade do corpo.

 A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

 A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

 Você vai melhorar a sua autoestima, ficando mais bonita, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesma.

 Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.

 A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda o envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.

 Envelhecer traz experiência e vivência ao homem, mas acarreta mudanças no corpo que, se não forem bem administradas, podem trazer um site de problemas de curto, médio e longo prazo à saúde física e mental.

 E, na terceira idade, muitas mudanças acontecem e isto preocupa muitos especialistas e a população em geral. Mas, esta fase da vida pode ser vivida com muito mais tranquilidade, quando se há acompanhamento de um programa correto de atividades físicas.

 Ao contrário dos muitos tabus que circulam pela sociedade atual, as pessoas com mais idade podem se exercitar. O objetivo é ganhar músculos, flexibilidade, equilíbrio, bom condicionamento físico e, principalmente mental.

 Se para um indivíduo de qualquer idade um programa regular de exercícios já traz uma série de benefícios, no caso dos idosos as vantagens se multiplicam. Exercícios aeróbicos alinhados com os anaeróbicos colaboram para combater a obesidade, melhoram a capacidade aeróbica e ajudam a reduzir, e, em alguns casos, a recuperar, a perda de massa óssea.

 Outra vantagem importante é a elevação da autoestima e a melhora da depressão, problema que atinge boa parte da população idosa.

 A importância e os efeitos da prática de exercícios físicos para idosos.

  • · Aumento de massa muscular;
  • · Aumento da força muscular;
  • · Diminuição da incidência de quedas;
  • · Aumento da resistência aeróbica;
  • · Melhora e normalização da pressão arterial de repouso;
  • · Diminuição da resistência a insulina, melhora do controle da glicemia;
  • · Diminuição da gordura corporal;
  • · Aumento da taxa metabólica basal;
  • · Diminuição da perda da massa óssea;
  • · Diminuição das dores;
  • · Aumento das funções em indivíduos com artrite reumatóide e osteoartrite;
  • · Melhora nas atividades do dia a dia;
  • · Melhora da qualidade de vida (independência físico-social).

 Como podemos observar se orientados e acompanhados com segurança, os idosos terão na prática da atividade física regular um grande aliado na melhora da sua qualidade de vida.

 Muitos idosos já aderiram e mostram como viver com mais qualidade de vida!

 Procure um personal trainer, e de início a suas atividades.

Referências: https://www.minhavida.com.br/ https://www.tuasaude.com/






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