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QUALIDADE DE VIDA

Esporte Saúde e Qualidade de Vida

04 Agosto 2018 13:24:00

Manter o corpo em movimento é uma necessidade do ser humano independente da faixa etária

O termo qualidade de vida continua na ordem do dia e representa um desafio para muitas pessoas. Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional. E isso pressupõe muitos aspectos, entre os quais adotar hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer, obter satisfação profissional e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes. 

Manter o corpo em movimento é uma necessidade do ser humano independente da faixa etária, pois os exercícios trazem benefícios para todas as idades. Com a prática de esportes é possível manter o peso adequado, controlar e prevenir diversas doenças, reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, melhorar a flexibilidade e aumentar a força muscular.

As atividades físicas também ajudam a melhorar a atividade cerebral, uma vez que ajuda a manter a memória ativa e em bom funcionamento, melhora a capacidade de aprendizagem e ainda mantém o raciocínio mais rápido. É comum que as pessoas sedentárias tenham problemas com a memória e possui o raciocínio mais lento, os esportistas já possuem um bom desempenho na atividade cerebral em geral.

Pessoas sedentárias estão mais vulneráveis a mortes relacionadas com as doenças crônicas como a depressão, a diabetes, a hipertensão, as doenças do coração e o câncer. É possível melhorar a saúde significativamente com o passar do tempo caso a prática de atividades físicas seja frequente, mas antes de iniciar as atividades é importante realizar uma avaliação física para que as atividades não ultrapassem suas limitações físicas. Na terceira idade é muito importante a prática de atividades físicas e até mesmo de esportes de acordo com a limitação de cada um, assim é mais fácil manter a qualidade de vida até mesmo na época que exigem mais cuidados com a saúde.

Motivos para praticar algum esporte

Autoestima: A auto estima é melhorada quando a pessoa pratica algum tipo de atividade física, pois a mantém mais confiante para enfrentar as situações do dia a dia.

Saúde mental: Tanto o físico quanto a mente são beneficiados. Os esportes pode melhorar a concentração a memória e os reflexos de uma pessoa ao decorrer do tempo.     
Contribui para a perda de peso: Com a atividade física e a boa alimentação, é possível queimar a gordura ruim do corpo e manter o peso ideal. 

Colesterol: Os exercícios mais vigorosos podem aumentar o nível de colesterol bom no sangue (o HDL) e diminui significativamente o risco de surgir doenças cardíacas.

Depressão: Pessoas depressivas podem praticar 15 ou 30 minutos de exercícios físicos alternadamente para melhorar o humor logo na terceira semana de atividade.

Envelhecimento: Os esportes mantêm os músculos e os ossos fortalecidos. Por isso é importante que mantenha a prática de exercícios físicos em todas as idades. Com isso o risco de osteoporose e de atrofiamento do corpo diminui.

Ossos: Os ossos são fortalecidos, pois os exercícios físicos com pesos conseguem contribuir e fazer a manutenção na massa óssea.

Sono: Com a queima de energia nas atividades físicas, o sono é muito mais profundo. Com uma boa noite de sono a pessoa consegue manter o bom humor e fica totalmente disposto para realizar as tarefas do dia a dia.

Estresse e a ansiedade: As atividades físicas conseguem liberar todo o estresse acumulado. Os esportes funcionam como um tranquilizante, pois depois das atividades a pessoa passa por um momento de serenidade.

Dicas para viver melhor

?Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção. Tenha uma alimentação rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas.

?Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.

?Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.

?Pratique atividades de lazer, como passear, ir ao cinema, ao teatro, viajar, fazer amigos e dançar. Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.

?Mantenha a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto são muito importantes.

?Tenha metas e objetivos. Planeje o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.

?Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo.

?Tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade. Estudos mostram que são úteis para manter o equilíbrio mental.

Então você está esperando o que? Bora se exercitar!!!

Referências: http://www.vidadequalidade.org



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