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QUALIDADE DE VIDA

Emagreça fazendo Musculação

15 Abril 2018 10:52:00

Cada vez mais pessoas vem adotando a musculação com o intuito de emagrecer

Uma pergunta muito comum: a musculação ajuda emagrecer? Sim, desde que seja bem orientada e aliada a uma dieta especifica.  

Até não muito tempo atrás a conta parecia simples: quer emagrecer faça exercício aeróbico e se quer ganhar músculos, faça musculação. Porém, a ciência vem mostrando que nada é tão simples quanto parece.

Com isso, cada vez mais pessoas vem adotando a musculação com o intuito de emagrecer, já que ela permite grandes variações e adaptações a todas as individualidades. As razões para isso são muitas e a ciência já provou que é possível emagrecer na musculação, sem riscos a saúde e com treinos de no máximo uma hora de duração.

Posso emagrecer com treino de musculação?

Antes de entrarmos na questão mais especifica do emagrecimento na musculação, é importante ter em mente que emagrecer não quer dizer perder peso, pois é possível emagrecer ganhando peso, engordar perdendo peso ou perder peso sem emagrecer.

Isso porque, emagrecer é eliminar os excessos de gordura corporal, diminuindo seu percentual. Neste sentido, o peso, que é o parâmetro entre algo leve ou pesado e não entre gordo ou magro, não pode ser seu objetivo, já que com a musculação e consequente aumento da massa magra, é bem provável que você ganhe peso, já que a densidade dos músculos é maior do que das gorduras.

A musculação apresenta outra grande vantagem: ela não causa grande impacto sobre as articulações e se feito da maneira correta, não traz riscos de lesões aos praticantes, diferentemente de vários exercícios aeróbicos ou outras metodologias de treino.

Para que o treino de musculação seja eficiente para o emagrecimento precisamos de um fator determinante: intensidade! Geralmente, como as pessoas que buscam na musculação o emagrecimento não são altamente ativas, o início é focado em manter uma intensidade e um volume equilibrados. Por isso, a carga não pode ser muito elevada, já que desta maneira, seria difícil completar séries mais longas.

Além disso, o tempo de intervalo entre as séries não deve ser muito longo, já que o objetivo é obter uma intensidade mais elevada com equilíbrio na questão do volume.

Dicas de ouro para emagrecer fazendo musculação

1° É muito importante usar exercícios mais amplos, como os multiarticulares, já que estes tem um gasto calórico muito mais elevado, por lidarem com maiores grupamentos.

Para que você possa entender, em um treino de pernas com o foco no emagrecimento, ao invés de ficar fazendo exercícios concentrados, como a cadeira extensora ou a flexora, o ideal é usar exercícios como o agachamento, avanço, levantamento terra e outros multiarticulares. Isso vale para todos os demais grupamentos musculares.

2° Um erro bem comum das pessoas que buscam emagrecer na musculação é não segmentar o treino por grupamentos musculares. Mesmo que o objetivo não seja a hipertrofia, os treinos generalistas, que trabalham todos os grandes grupamentos na mesma sessão, vão se tornando muito "fáceis" para seu corpo e assim você perde em intensidade.

Ao segmentar, você tem um gasto calórico maior e também um tempo mais elevado de recuperação. O treino de pernas, por exemplo, tem um elevado gasto calórico e deve ser feito com exercícios amplos.

3° De nada adianta você deixar na academia uma parte de si, se você vai para a mesa e recupera ela e mais um pouco. Após o treino de musculação para o emagrecimento você estará com seu metabolismo altamente acelerado, por isso, ao contrário do que ocorre nos treinos de hipertrofia, o ideal é esperar pelo menos uma hora depois do final do treino, para então ingerir um carboidrato de alta complexidade (integrais, por exemplo) e uma proteína.

4° A utilização de um bom termogênico também é muito viável para quem treina, desde que você não negligencie suas idas a academia, pois como já citei neste artigo eles são indicados apenas para quem realiza algum tipo de atividade física. Mesmo assim, o ideal é procurar um bom nutricionista esportivo para lhe dar a orientação correta.

5° Outro fator importante que ajuda a potencializar o emagrecimento na musculação é o implemento de um treino intervalado no final ou em alguns casos, em dias alternados. Caso você opte por fazer o treino intervalado no fim do treino de musculação, faça isso por no máximo 15 minutos, mas sendo que 10 já são mais do que suficientes.

6° Intercale períodos curtos de alta intensidade, seguidos de períodos também curtos, de recuperação ativa. Isso vai acelerar seu metabolismo ainda mais e favorecer a queima de suas reservas de lipídios no pós-treino. Isso vai depender novamente a intensidade.

Referência: https://treinomestre.com.br





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