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QUALIDADE DE VIDA

Atitudes saudáveis para se colocar em prática no verão

10 Janeiro 2019 19:10:00

Foto: Pinterest

O verão já está passando e com ele muita gente já começa a se desesperar por não estar na forma que sonhava para desfilar nas praias. 

É claro que não dá pra fazer nenhuma loucura de última hora. É impossível recuperar 3 estações de excessos e alimentação desregrada em alguns dias ou semanas.

Mas nem tudo está perdido! O clima do verão é super propício para tomar algumas atitudes importantes e, quem sabe, chegar ao próximo verão mais satisfeito com o próprio corpo (e, de quebra, com a saúde fortalecida).

1) Hidratação

Não tem estação melhor para as pessoas que não têm o hábito de beber muita água começarem a mudar. O calor faz com que a gente perca muita água através do suor, a boca fica mais seca e nossa vontade de ingerir líquidos aumenta muito.

Aproveite! Tenha sempre uma garrafinha por perto e não espere a sede bater para se hidratar (lembre-se que a sede já é um sinal de desidratação)!

2) Consumo de Saladas

Muita gente reclama que não consegue consumir saladas quando está frio. Então, com o calor não tem desculpas: aproveite pra comer um pratão de saladas fresquinhas antes do almoço e do jantar.

As verduras e legumes crus trazem milhares de benefícios pelo conteúdo de nutrientes, e também são uma ótima manei-a de se refrescar (você pode preparar e deixar uns minutinhos na geladeira antes de consumir).

3) Refeições Mais Leves

Ao mesmo tempo em que consumo de saladas fica mais fácil nessa época do ano, a gente acaba ficando um pouco intolerante para refeições muito "pesadas", calóricas e gordurosas. Aproveite essa tendência a evitar alimentos pesados e invista em refeições leves, compostas por grelhados, frutas, sucos naturais.

4) Sucos Nutritivos

Além da água, é uma época boa para investir em outras bebidas. Mas nada de refrigerante, por favor! Ao tomar sucos naturais, incremente-os para que fiquem ainda mais nutritivos. Acrescente várias frutas diferentes, iogurte natural, água de côco. Existem muitas possibilidades

5) Atividades Físicas

É hora de sair do sedentarismo: nadar, pedalar, caminhar, correr. É muito melhor praticar atividade física no verão.

Seja na praia, no clube, na praça ou em academias, encontre uma atividade que você goste de fazer!

Apenas certifique-se de tomar cuidado com os horários mais quentes do dia. E não se esqueça de se hidratar muito!

Queima de gordura nos exercícios

Queimar gordura durante a atividade física é um dos objetivos mais prevalentes nos praticantes de exercícios físicos. Entretanto, muitas vezes sem sabermos sequer a procedência, surgem informações equivocadas que prejudicam e até desestimulam principalmente os iniciantes em programas de exercício.

Uma dessas informações erradas é a de que só começamos a queimar gordura depois de um certo tempo após o início do exercício. Não se sabe por que, surgiu a informação de que só após 20 minutos de exercício começamos a queimar gordura.

Este tipo de informação certamente desestimula quem pretende iniciar um programa de exercícios para redução de sobrepeso. O indivíduo com vida pregressa de inatividade quase absoluta, já fica desanimado em pensar que somente depois de caminhar quase meia hora é que ele estaria começando a reduzir sua gordura corporal.

Felizmente para os "gordinhos" esta informação absolutamente não procede. Ao iniciar uma atividade física, os músculos imediatamente elevam seu metabolismo aumentando a produção de energia e consequentemente incrementando o gasto calórico. O tipo de substrato que vai ser utilizado para a queima calórica é sempre uma mistura de carboidrato e gordura. Logo no início do exercício a mistura tem mais carboidrato do que gordura, entretanto gradualmente a utilização da gordura vai aumentando, dependendo da intensidade do exercício.

Quando o exercício é de boa tolerância, rapidamente a queima de gordura prevalece em relação à utilização dos carboidratos, o que inclusive contribui para que o exercício possa se prolongar.

O que também é importante ressaltar é a necessidade de quantificar a eficiência do exercício para a redução do peso corporal através do gasto calórico total da atividade realizada, deixando a questão de quanta gordura foi queimada em segundo plano.

Mais uma vez, vale lembrar que o importante é gostar do exercício e praticar por prazer e não como obrigação. A perda de peso com redução da gordura corporal vai ser uma consequência natural.




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