Alan.png
QUALIDADE DE VIDA

A importância da limpeza e higienização nas academias

06 Maio 2018 13:38:00

Segundo especialistas, os aparelhos usados coletivamente deixam expostas diversas bactérias

Alan Giovani Ceruti

Assim como shoppings e supermercados, academias são locais de grande rotatividade, logo, toda atenção com higiene e limpeza se faz necessária. Existem alguns fatores específicos das academias que facilitam a proliferação de bactérias, como o suor e o compartilhamento de materiais. Nas academias a limpeza se torna essencial para manter o bem-estar e a saúde de todos no recinto, de maneira que são necessários profissionais especializados e um bom cronograma. Salas de ginástica, aparelhos de musculação e colchonetes, por exemplo, precisam ser limpos com certa frequência.  

Quais riscos à saúde a academia oferece?

Tirando a parte física de riscos de tensões musculares, no âmbito da higienização a academia oferece riscos de contaminação. Ambientes úmidos e escuros são propensos para formação de bactérias e os aparelhos de ginástica e o material comunitário pode ser alvo desses germes. Assim, é possível um aluno apresente infecções na pele, como micoses e até mesmo candidíase.

Segundo especialistas, os aparelhos usados coletivamente deixam expostas diversas bactérias. Entre elas, estão infecções que podem se tornar doenças graves.

 "Por ser um local de muita rotatividade de pessoas, os aparelhos acumulam diversas bactérias que podem causar desde uma agressão à pele, como uma micose, quanto uma infecção mais grave", explica o clínico geral Antonio Sérgio Ismael.

A preocupação com a higiene, que pode evitar diversas doenças, deve partir de funcionários das empresas e também dos próprios alunos. Outro cuidado, segundo o clínico geral, está em nunca compartilhar objetos pessoais, como toalhas. "A gravidade de uma possível infecção vai depender muita da saúde da pessoa e, por isso, as pessoas não podem arriscar e ficar vulneráveis".

Como me prevenir?

Para manter a higiene e uma distância maior dos germes que também costumam frequentar as academias é preciso tomar cuidados. Confira na lista a seguir alguns hábitos que você pode incorporar no seu dia a dia da malhação para melhorar esse aspecto:

- Limpe suas mãos e o aparelho de ginástica: sempre antes de realizar qualquer atividade, em grupo ou individual, certifique de que o local está limpo e bem ventilado. Procure por álcool em gel ou bombinhas de desinfetantes para poder melhorar a higienização do material que será utilizado. Caso sua academia não ofereça nenhum desses dois produtos, faça essa sugestão o mais breve possível.

- garrafinha de água ou copos descartáveis: Se você tem o costume de levar a própria garrafinha de água para a academia e não costuma beber na do colega ao lado, saiba que isso já é um ponto positivo para a sua higiene.

As garrafinhas de plástico não são recomendadas porque costumam reter bactérias. O modelo mais indicado e seguro é o de metal.

Também é importante não dividir a garrafinha com ninguém e tomar cuidado para que nenhum colega a pegue sem que você perceba.

Algumas academias fornecem copos descartáveis aos clientes, que por sua vez também ajuda muito na higienização e evita o contagio de bactérias, fique atento a isso, um simples detalhe faz grandes diferenças.

Mais Dicas

Vá com roupas que protejam seu corpo, calças de ginásticas, meias longas e tênis para a proteção dos pés.

Leve uma toalha com você, além de limpar o seu suor ela também te protege do contato direto com os aparelhos.

Fique atento a higienização da academia como um todo! Observe se o salão de musculação está sendo limpo e se os banheiros e os vestiários também. E com que frequência isso ocorre.

Ao chegar em casa da academia, lave bem as mãos e tome um banho. Evite ficar muito tempo com a roupa de malhar, ela está suada mesmo que você não perceba claramente. Já foi dito: locais úmidos são favoráveis para bactérias.

Não use a mesma roupa mais de uma vez sem lavar. Principalmente as meias!

Evite ir para a academia se você tiver com alguma doença contagiosa.

Nunca compartilhe objetos de uso pessoal, por exemplo: garrafas d'água, luvas, toalhas e etc.

Referências: www.whiteningmultiservicos.com.br ; http://limpezadecondominios.com.br; http://www.mundoboaforma.com.br ;



EDIÇÕES IMPRESSAS



COLUNISTAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 100 78 fundos sala 02, Loteamento Dona Helena Morro
Apiúna - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro