Alan.png
QUALIDADE DE VIDA

Água no auxílio do emagrecimento e da hipertrofia

24 Fevereiro 2018 00:00:00

A água gelada é um termogênico, ela ajuda o organismo a gastar energia, assim como todos os alimentos termogênicos.

Foto: IGUI Tecnologia

A água pode auxiliar de fato no emagrecimento e na hipertrofia? A resposta é sim! Além de ser o elemento mais importante para a sobrevivência do ser humano, somente perdendo para o oxigênio, administrando-a muito bem, ela pode servir de auxílio no emagrecimento. A água gelada é um termogênico, ela ajuda o organismo a gastar energia, assim como todos os alimentos termogênicos. Quem se informa há mais tempo, pelo menos já deve ter ouvi-do falar sobre a dieta termogênica, usada inclusive por alguns famosos da televisão. É uma das mais eficazes e seguras atualmente, com efeitos consideravelmente rápidos e sem ocasionar desnutrição. 

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo naturalmente. Para regular a temperatura, o corpo trabalha muito mais. Um chá verde quente, por exemplo, faz o corpo trabalhar para regular a temperatura, ao mesmo tempo em que reduz a absorção de açúcar e a amilase, enzima que cuida dos carboidratos. Frutas, não só podem como devem ser inseridas na dieta termogênica, pois além de tudo são ricas em fibras. Você pode tomar um suco natural gelado, funciona bem, mas toda a fibra, somente vai encontrar na própria fruta.

E a água gelada entra como uma grande amiga no emagrecimento, especialmente de quem faz exercícios físicos e precisa investir numa dieta equilibrada, eliminando gorduras, mas nunca músculos. Então, para os treinos, nada melhor do que levar uma água bem gelada. Não só nos treinos como em todo o lugar que for possível. Digamos que você beba uma água com uma temperatura de 3ºC. Imagine ela entrando no seu organismo que precisa sempre se manter na média dos 37ºC. É aí que o corpo todo precisa trabalhar arduamente para manter sua temperatura normal.

Quem pratica exercícios físicos não pode esquecer de beber no mínimo 8 copos por dia, em torno de dois litros. Aproximadamente dois litros de água gelada por dia garante a queima de pelo menos 200 calorias diárias, isso significa que você perde o que deveria ter de gasto calórico em uma corrida de até 4 km. Por isso que a água gelada ajuda a emagrecer sem sombra de dúvidas. Lembrando ainda, que a água é termogênica e não possui açúcar nem gordura, como todo mundo sabe.

E no auxílio da hipertrofia, não há dúvidas de que a água é uma das grandes responsáveis. Começando pelo mais importante: O rendimento. A falta de água no organismo acaba danificando o rendimento em grande escala. 70% do nosso corpo é formado de água, ela faz o trabalho de hidratar todas as células, sem exceção. Então, deixe a água faltar e o rendimento cai lá embaixo. Quando falta água suficiente, ainda mais durante um treino onde o suor é sempre presente, o corpo começa a trabalhar para poder encontrar um meio de não deixar as células mais importantes se desidratarem. Toda a energia que poderia ser usada nos exercícios, então acaba sendo desperdiçada.

Uma pequena desidratação pode diminuir até mesmo 10% do seu pico de força. Pode não parecer muito, mas para a hipertrofia dos músculos não pode acontecer essas variações todo o tempo. Na hora de digerir um alimento, a água ajuda na maximização da absorção dos nutrientes, quanto melhor absorvidos esses nutrientes, melhor será certamente a hipertrofia. Se o contrário acontecer e seu corpo precisar fazer uma digestão de forma pouco hidratada, será uma digestão ineficiente e mais demorada.

Quem faz musculação sabe muito bem que é necessário termos uma preocupação maior com a pressão sanguínea. Principalmente porque ela pode afetar o rendimento em grande escala quando está baixa, ou torná-los arriscados quando está alta. Um volume de água muito baixo no organismo acaba acarretando em oscilações na pressão sanguíneas, nada saudáveis.

Mas então aparece uma dúvida crucial: Existe alguma fórmula para calcular a quantidade de água que devemos ingerir por dia?

Sim, existe sim. Você só precisa multiplicar 39 ml por seu peso corporal em kg.

Veja o exemplo:

Uma pessoa que pesa em média de 70 kg: 39 x 70 = 2730 ml. Ou seja, podemos dizer que uma pessoa com aproximadamente 70 kg precisa beber de 2,5 l a 3 litros de água por dia.

Beba água

Todos os dias ouvimos falar que beber água é muito importante para o nosso organismo.

A água ajuda no bom funcionamento dos rins, dos intestinos, facilita a digestão dos alimentos, é importante no combate à celulite, regula a temperatura corporal, elimina toxinas e hidrata o corpo, entre muitas outras coisas.

Ao eliminar as toxinas ela vai estar a facilitar o processo de desintoxicação do organismo e a ajudar na perda de peso.

A água acelera o metabolismo, ajuda a digestão dos alimentos e promove a eliminação de gorduras e combate a retenção de líquidos.

A ingestão de água, aliada ao consumo de fibras é muito importante para o bom funcionamento dos intestinos e previne a prisão de ventre.

É ainda importante o papel da água na nossa pele, e no caso de emagrecimento mais ainda, pois devemos mantê-la hidratada por forma a facilitar a tonificação do corpo durante e após uma dieta, para evitar, por exemplo, as estrias.

A quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo em geral difere de pessoa para pessoa e consoante às condições físicas de cada um. Como em caso de dieta para perda de peso é aconselhada a prática de exercício físico, a quantidade de água diária necessária será ainda maior.

De uma forma geral, a quantidade de água aconselhada é entre 2 litros diários ou mais. Sendo também aconselhada a ingestão de alimentos ricos em água, tais como frutas e legumes e verduras.

Precisa de mais motivos?

BEBA ÁGUA!

Referência: https://treinomestre.com.br  
Fonte de Cálculo: Charles Poliquin. 



EDIÇÕES IMPRESSAS



COLUNISTAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 100 78 fundos sala 02, Loteamento Dona Helena Morro
Apiúna - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro