Ailton.png
PASSANDO A LIMPO

O Lixo, um problema sem solução?

04 Fevereiro 2018 10:05:00

Entrevista com o Secretário Municipal de Obras de Apiúna, Valmor Elias

O problema com o descarte de materiais é grande em todo o mundo. A quantidade é tão grande que muitos municípios não conseguem mais solução para estes resíduos. 

Aqui em Apiúna, mesmo com a boa vontade do poder público o problema também é grande, onde algumas pessoas insistem em jogar o lixo na calçada sem respeitar dia, horário e até mesmo sem utilizar embalagem para estes.

Fomos buscar alguns esclarecimentos junto ao secretário municipal de Transportes e Obras, Valmor Elias que foi efetivado no cargo.



Recolha de entulhos, como fica?

Valmor - No final do ano muitas pessoas colocaram os entulhos depois que a Prefeitura já havia realizado a recolha. Então acabamos por realizar mais uma recolha na metade de janeiro. Mesmo aqueles que depositaram na última quinta-feira, como é a orientação, tiveram de esperar, pois trabalhamos direto durante 4 dias para conseguir recolher tudo. É muito lixo.

Existe algum projeto de normatização e esclarecimento da população sobre o problema?

Valmor - Não temos ainda, mas precisamos que as pessoas se conscientizem, pois não é possível que as pessoas continuem jogando lixo fora das datas, além de resíduos de obras que não é nossa incumbência. Para esse tipo de resíduo as pessoas precisam contratar as caçambas específicas para entulho.

Existe reclamação de não recolha em algumas ruas. Procede?

Valmor - Se existe esse problema a Secretaria não foi informada, mas vou averiguar e os dias de recolha serão obedecidos em todas as ruas. Aproveito e peço para que as pessoas só coloquem o lixo no dia da recolha para que cães e gatos não arrebentem os sacos causando mau cheiro e proliferação de insetos. Também peço que as pessoas que moram em ruas onde o caminhão passa bem cedo, 6 horas da manhã, que coloquem o lixo antes do caminhão passar e não depois.

Precisamos que as pessoas não coloquem ossos e vidros quebrados dentro de sacos plásticos. Para proteger os funcionários, as pessoas devem embrulhar em jornal, bem embrulhado e depois colocar no saco plástico.

Quanto as lixeiras públicas, as mesmas terá uma equipe com um veículo específico fazendo esta limpeza uma vez por semana.

Tem solução para o vazamento do chorume nas ruas?

Valmor - Infelizmente não, mas buscaremos amenizar o problema.

É muito difícil agradar a todos, mas estamos tentando fazer o melhor. Se na sua rua tem problema, ligue para a Prefeitura para que possamos resolver.

Agradeço imensamente o secretário Valmor pelos esclarecimentos.




EDIÇÕES IMPRESSAS



COLUNISTAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 100 78 fundos sala 02, Loteamento Dona Helena Morro
Apiúna - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro